Black Friday 2019

Resultado da Pesquisa

Muito tem se escutado sobre a Black Friday desde que ela chegou no Brasil, lá em 2010. Mas, para sua décima edição brasileira, o que os consumidores querem?

Realizamos uma pesquisa com mais de 15.000 usuários Méliuz para entender como será a Black Friday 2019.

Crescimento da data

Em 2010, o faturamento da Black Friday no Brasil foi de R$ 3 milhões nas lojas online. Começou bem tímida, mas apresentou crescimentos progressivos ano a ano.

Segundo dados da Ebit | Nielsen, na Black Friday 2018, o faturamento das lojas online foi  de R$ 2,6 bilhões - o que representou um crescimento de 30% em comparação ao ano anterior.

E em 2019?

Com isso, podemos esperar mais um ano de sucesso e crescimento das vendas na data.

12.6% dos consumidores não devem comprar na Black Friday por fatores que poderiam ser resolvidos pelas próprias lojas:

filas
instabilidade nos sites
atendimento

E os indecisos, o que decidem?

A maioria dos consumidores que não se decidiu se vai aproveitar a Black Friday, aponta que falta de dinheiro e desconfiança sobre as ofertas são os principais culpados pela indecisão.

Vamos às compras! Mas onde?

A grande maioria irá comprar no e-commerce brasileiro. Mas ainda tem uma parcela da população que acredita no varejo físico como melhor opção para as compras da Black Friday.

Com o pé atrás

Apesar da popularização da data e alta adesão dos consumidores, ainda existem algumas barreiras quando o assunto é e-commerce. Fatores como valor do frete, insegurança e atendimento impedem alguns de aproveitar as ofertas no mundo online.

Quais as barreiras na hora de comprar online?

Dispositivo queridinho dos internautas na hora de comprar

Mesmo com a presença do smartphone 24/7, os computadores ainda são os preferidos dos consumidores que vão comprar no e-commerce. Mas, desde 2018, esse cenário vem mudando. Na edição do ano passado, 23% das compras foram realizadas via mobile.

E a onça, vai sair do bolso?

¼ dos consumidores pretende gastar entre R$500 e R$900 nas lojas online enquanto 9% vai desembolsar mais de R$3.000 para a data.

Para quem pretende comprar também no mundo físico, o cenário muda um pouco:

A extensão da última sexta-feira de novembro para o mês de promoções

Informação importante para quem pensa que todos aguardam o grande dia para realizar as suas compras: não é bem assim!

A maioria dos consumidores pretende ficar de olho nas ofertas e garantir os seus desejos durante todo o mês de Novembro. Porém, grande parte ainda vai aguardar a virada para comprar com as melhores condições.

Cashback entre os top 3!

Quando o assunto é a melhor condição de compra, não tem erro: o menor preço, oferta de cashback e frete grátis são os favoritos dos consumidores do e-commerce.

Qual fator será decisivo na hora de decidir onde comprar?

Já para quem fará uso do omnichannel, vai comprar tanto em lojas online e no mundo físico, essa ordem de prioridade muda um pouquinho:

Lista de compras pronta!

Os eletrônicos costumam ser os queridinhos dos brasileiros na Black Friday. Smartphones, notebooks e videogames fazem a cabeça da galera. Isso, sem falar dos eletrodomésticos: fogão, geladeira e máquina de lavar. A linha branca sempre esgota em pouquíssimo tempo.

E para os que vão transitar entre os universos físico e online?

Informação é tudo

Para garantir as melhores condições, é preciso pesquisar, pesquisar e… pesquisar! Onde? Os consumidores se dividem entre os sites das lojas, buscas pela internet no geral e comparadores de preço.

E o plantão da BF, que horas vai ser?

Nós estamos acostumados a ver filas e filas nas lojas (sejam físicas ou online) já na madrugada da quinta para a sexta. Para esse ano, esse padrão ainda se repete e os clientes devem bater ponto cedo na BF: na madrugada de quinta para sexta e também na manhã da sexta-feira.

E aí, vai ou não vai comprar?

Mas por que 18% não vão comprar?

Ainda temos um grupo de pessoas que não aderiram à Black Friday. Infelizmente, a “Black Fraude” ainda nos assombra e faz com que grande parte não acredite nas promoções da data. Mas ainda, ⅓ dos entrevistados afirma a falta de dinheiro como principal empecilho para as compras.

(quantitativa e qualitativa)

Método: Formulário

Respondentes: 15 mil

Base: clientes Méliuz

Para quem vai comprar no e-commerce, quais são os produtos escolhidos?

Como será a busca por produtos/lojas na Black Friday 2019?

Para quem vai aproveitar também nas lojas físicas, a busca no shopping, supermercados e outros estabelecimentos sobe para 3,5%. Já os anúncios na televisão influenciam 1,4%.
3.5% Busca no shopping e centros comerciais
1.4% Anúncios na televisão